Contacto SMS ou gravador: 910 873 850

Cinesioterapia Respiratória

Um dos ramos mais procurados da fisioterapia, a fisioterapia respiratória, também conhecida como fisioterapia Cinesioterapia Respiratória, tem como principal objetivo restabelecer ou até mesmo prevenir alterações nas funções cardio-pulmonares decorridas de diversos tipos de patologias que afetam esses órgãos, sejam essas alterações distúrbios pulmonares crónicos ou agudos.

Normalmente, tais alterações são decorrentes de patologias como enfartes, pneumonias, asmas, bronquites, tuberculose, entre outras. Em alguns casos, pacientes de outras enfermidades, que num primeiro momento não têm diretamente alguma ligação com problemas de respiração, como no caso daqueles que sofreram um acidente vascular cerebral (AVC), também necessitam de fisioterapia respiratória.

Como funciona a Fisioterapia Respiratória?

O tratamento consiste em manobras manuais pulmonares, exercícios respiratórios, e, em alguns casos particulares, a utilização de oxigenoterapia, com o intuito de restaurar o bom funcionamento dos pulmões e da respiração. São utilizados equipamentos específicos de acordo com o quadro clínico do paciente para que a ventilação pulmonar seja otimizada e recuperada.

É comum que este tipo de fisioterapia seja aplicada em crianças – chamada de fisioterapia respiratória pediátrica -, principalmente em situações em que a criança possua problemas de saúde como a bronquiolite, a pneumonia ou a broncopneumonia, casos em que há a necessidade de intervenção de um especialista pediátrico.

Noutros casos, igualmente comum, a fisioterapia respiratória é destinada às pessoas com idade mais avançada, com vista a manutenção das condições de saúde do paciente idoso, assim como na recuperação de sequelas resultantes de alguma enfermidade.

Newsletter

INSTITUTO DE TERAPIA INTEGRATIVA

Clínica Pediátrica de Setúbal (Setúbal)
Centro Terapêutico Sotto Mayor (Quinta do Conde)
CASCUZ (Sesimbra)

Tel.: 910 873 850

Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª, com marcação prévia, mediante disponibilidade.

Estatísticas

  • 47978Total visitas:
  • 0Visitas online: