Contacto SMS ou gravador: 910 873 850

Do gatinhar.. andar.. ao correr

 Durante as primeiras semanas, os movimentos que a criança realiza são quase involuntários (espernear, agitar os braços…). No segundo mês, deitado de barriga para baixo, pode suster a cabeça e girá-la para ambos os lados. Aos quatro meses descobre as mãos. Por volta dos seis aprende a virar-se. Perto dos oito meses começa a gatinhar. Aos 11 ou 13 meses dá os primeiros passos.

 

O que acontece no seu cérebro?

A parte do cérebro que se encarrega de controlar o andar é o lobo frontal (uma das mais externa e menos amadurecida no momento do nascimento), enquanto que a coordenação dos músculos e o sentido do equilíbrio se localizam no cerebelo (situado na nuca).
No processo de maduração destas zonas, que lhe permitirão gatinhar, correr e saltar, ocorre um facto fundamental por volta do quarto mês: no mapa cerebral da criança consolida-se a área de perceção de si próprio. Descobre que as mãos que agita são suas e que as pode controlar. Pouco depois dá-se conta de que o resto do corpo também lhe pertence e com o passar dos meses será capaz de o mover à sua vontade e de o controlar cada vez com mais precisão.

 

Como ajudar?

Encoraje-o a alcançar os brinquedos.
Quando ele se conseguir manter sentado, coloque alguns dos brinquedos que mais gosta à frente dele e encoraje-o a agarrá-los. Assim melhora o equilíbrio.

Faça uma pista de obstáculos.
Faça um caminho no chão com diferentes obstáculos (almofadas, caixas de cartão…) e ponha-o a percorrê-lo. Se ele não sabe andar pode fazer uma pista para gatinhar.

Ensine-o a saltar.
Com uma fita adesiva, cole várias folhas no chão (separadas entre si por uns 30 ou 40 centímetros) e peça-lhe para saltar de uma para outra. Quando o fizer bem, ensine-o a fazê-lo ao pé coxinho.

Deixar resposta

Newsletter

INSTITUTO DE TERAPIA INTEGRATIVA

Clínica Pediátrica de Setúbal (Setúbal)
Centro Terapêutico Sotto Mayor (Quinta do Conde)
CASCUZ (Sesimbra)

Tel.: 910 873 850

Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª, com marcação prévia, mediante disponibilidade.

Estatísticas

  • 47977Total visitas:
  • 0Visitas online: